A ESTANTE DO PORTEIRO
  • Início
  • O PORTEIRO
  • PORTA CRIATIVA
  • VIDEOCAST E PODCAST
  • BLOG
  • ARTIGOS
  • AUTORES
  • LIVROS
  • Contactos
    • GALERIA >
      • AGENDA

Conversa com Rita Nabais e Joana Raimundo

9/29/2018

0 Comentários

 
Rita Nabais ( RN ) e Joana Raimundo ( JR) são autoras da “ A História do Rock para Pais Fanáticos e Filhos com Punkada” publicada pela Editora Escafandro . A conversa que se segue resultou de um ritmado contributo que deram à Estante do Porteiro (EP).

 EP: Como surgiu a ideia de criar este livro ilustrado?

RN: A ideia surgiu por ser uma apaixonada por música – a música ocupa uma parte significativa da minha vida - e pelo facto de ter uma pequena editora que facilita o processo. A descoberta de um vazio deste género de livro também contribuiu claramente.

JR: Pela audição mas também para saber mais sobre os próprios artistas e bandas.

EP: A linguagem directa e as ilustrações apelativas pretendem aguçar a curiosidade pela audição dos artistas retratados?

RN: Pretendem aguçar a curiosidade, primordialmente pela leitura do próprio livro e, claro, levá-las à audição dos temas sugeridos pelo livro (e outros, se correr bem). Para mim era essencial que o livro fosse divertido, houve um esforço adicional nesse sentido.

EP: Uma imagem vale mil palavras, mas um acorde poderá despertar o gosto pela boa música, entenda-se como pauta vibratória do corpo e da alma?

RN: Claro que sim. O efeito da música nos nossos sentidos e no nosso corpo está entranhado no nosso código genético. É algo primitivo que nos acompanha desde o dia em que nascemos até ao da nossa morte. Evitando propositadamente discutir o bom ou o mau gosto, tal como em todas as artes, na música, quanto mais conhecemos, mais exigentes nos tornamos. Um acorde ou um conjunto de acordes pode despertar o gosto pela música.

EP: A diversidade de géneros, correntes, tendências e “punkadas” retratados no vosso livro teve como objectivo alertar que toda a música “ rock” recebeu influências, bem como influencia o que hoje se produz?

RN: O livro tenta explicar isso mesmo. O Rock é um termo muito vago, encerra imensos significados. Derivam dele inúmeros géneros e subgéneros. Para um verdadeiro apaixonado por música, em geral, e rock, em particular, não teria sentido falar estritamente de rock. Poderei ter ido longe demais ao incluir a Soul, Pop, eletrónica, etc., mas trata-se de uma obra eclética à semelhança da sua autora e, como foi devidamente explicado o porquê da inclusão desses géneros, acaba por se tornar um trabalho mais completo e enriquecedor.

JR: Sim, a ideia é mostrar que o rock, como todos os outros géneros, não vem do nada e não é isolado do resto do mundo. A música desenvolve-se segundo uma miríade de fatores que vão desde géneros musicais que se cruzam, novas descobertas tecnológicas e até mesmo o contexto social / económico / político dos artistas.

EP: As professoras de educação musical utilizarão para além dos tradicionais xilofones, pautas e vozes, mais ou menos afinadas, a vossa história do rock?

RN: Isso seria um sonho! Se os professores entenderem que o livro pode ser uma mais-valia na sala de aula, melhor para os alunos, e um orgulho para nós.

EP: E nos inúmeros festivais musicais de verão, consideram que os adultos fanáticos poderão aliviar, nos intervalos dos concertos, as suas” punkadas” pela leitura atenta do vosso livro?

RN: Podem sim. E isso aconteceu mesmo, no Festival Paredes de Coura.

JR:​ Esperamos que sim!

EP: Crianças, adultos…E os idosos também cabem no vosso livro, sobretudo quando muitos deles são mais velhos que as primeiras bandas / cantores que surgiram após a segunda guerra mundial?

RN: Claro que sim. Embora seja um livro infantil, foi feito para ser apreciado por todas as idades e para ser partilhado entre pais e filhos e avós e netos. Os apreciadores de música, nomeadamente de Rock, não se distinguem pela idade mas sim pelo gosto musical.
JR: Toda a gente é bem vinda à descoberta deste livro. Mesmo sendo mais velhos que as primeiras bandas, muitas pessoas não ficaram indiferentes ao nascimento e progresso deste género. Além disso, para os que lhe passaram ao lado, esta pode ser uma boa oportunidade para aprenderem um pouco sobre o género e se relacionarem com a família que o viveu mais atentamente. Nunca é tarde para se descobrir o rock.

EP: Será a história do rock, o livro de cabeceira de muitas gerações? Em vez de livros de príncipes e princesas, os adultos do futuro mostrarão aos netos o vosso livro?

RN: Não é necessário ir ao futuro, quando era miúda os meus príncipes e princesas já eram músicos. A Barbie, a Madonna; o Ken, o David Bowie! Este livro é potencialmente alternativo, será sempre um produto de nicho.

JR: Esperamos que sim! Não há razão para que os príncipes e princesas não possam partilhar a prateleira com a realeza do rock.

EP: Já estão a pensar no volume II da história do rock, para aumentar o saber enciclopédico de miúdos e graúdos? Ou outros projectos estão a ser pensados?
​

RN: História do Rock será editada na Suécia no final do mês de Setembro. Vai ter o prefácio de Dregen, uma das maiores estrelas de Rock daquele país. Queremos levar este livro o mais longe possível. Estamos a terminar o processo de tradução e revisão para inglês. Contará com mais bandas e novas ilustrações. Depois se verá, continuarei o meu trabalho como professora e editora. A escrita logo se vê.
EP: Muito Obrigado, Rita e Joana

Créditos Fotográficos: Rita Nabais e Joana Raimundo

 
 
 
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Autor

    Jon Bagt

    Categorias

    Todos
    Citações
    Filmes
    Sociedade
    Virtual

    Histórico

    Maio 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Novembro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Abril 2016
    Março 2016

    Feed RSS

      Newsletter

    Subscribe to Newsletter
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.